segunda-feira, 25 de março de 2013

Mais integrantes da Força nacional chegam à Itaituba

ATUALIZADO EM 29/03/2013

Operação Tapajós

A Justiça Federal negou o pedido do Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA) de suspensão da operação policial organizada pelo governo federal para garantir a realização dos estudos de impacto resultantes da construção de usinas hidrelétricas no rio Tapajós, na região amazônica. As informações são da Agência Brasil.      
Com a decisão, policiais da Força Nacional poderão acompanhar o grupo de biólogos, engenheiros florestais e técnicos que vão percorrer áreas afetadas pelo empreendimento a fim de realizar os estudos necessários à obtenção da licença ambiental prévia à construção do Complexo Hidrelétrico do Tapajós. A realização dos estudos é coordenada pela Eletrobrás.
No pedido interposto na Justiça Federal em Santarém (PA), o MPF apontava o risco de confronto entre policiais e manifestantes contrários à construção de usinas no rio Tapajós, principalmente com os índios da etnia munduruku, que vivem em áreas que serão afetadas pelos empreendimentos
26/03/2013
A informação que foi confirmada pelo governo é que está em andamento uma operação de forças federais para garantir a realização de estudos de impacto ambiental em função da construção de usina hidrelétrica no Rio Tapajós.

25/03/2013
Não se tem informações oficiais sobre a movimentação da Força Nacional na região de Itaituba, mas hoje às 16h00 o avião da FAB retornou à Itaituba com um contingete de militares que seguiram para o 53º BTL do exército, em veículos QTs, onde estão alojados. O que foi divulgado no dia 22 de fevereiro, notícia que postei aqui dia 24/03,  quase um depois da data do anúncio do presidente do IBAMA, é sobre uma operação contra o desmatamento, matéria que eu reproduzir tirada do blog Quarto Poder, que pegara tal informação da agência Brasil. Porém não sabemos se a operação em Itaituba é voltada específicamente para a problemática garimpeira, que parece ser o caso ou seria o caso mencionado no anúncio. Não foi divulgado nada sobre a operação atual. A notícia da agência Brasil é genérica, fala do combate ao desmatamento, e o garaimpo é mais abrangente e diz respeito muito mais à degradação do leito dos rios, do que do próprio desmatamento.

Força Nacional em Itaituba, oeste do Pará. foto: blog RPI
 
Força Nacional em Itaituba, oeste do Pará. foto: blog RPI

5 comentários:

  1. Quando servi a Patria era motivo de orgulho,hoje é uma vergonha oq os militares andam fazendo.

    ResponderExcluir
  2. Governo Federal agindo da mesma forma que Idi Amin Dada.. porque é que se dizem democráticos??

    ResponderExcluir
  3. A Ditadura não acabou!!!

    ResponderExcluir

colabore: envie seu comentario para o blog