terça-feira, 2 de julho de 2013

MADEIREIROS FECHAM BR 163 E O CLIMA É TENSO EM TRAIRÃO

Atualizado 07/07
A BR Santarém-Cuiabá foi liberada no final do dia 06/07
Em reuniões realizadas o governo não deixou em aberto qualquer possibilidade de deixar de combater a extração ilegal de madeira na região e ainda que as ações de queima de máquinas são legítimas, pois seguem decisão já discutidas e tidas como legal. Um representante do IBAMA do Pará disse que é necessária essa atitude, já que se trata de estratégia de madeireiros que abandonam os equipamentos para não serem responsabilizados pelos crimes contra o meio ambiente e por não ter como levar essas máquinas para ficarem apreendidas em local adequado. 

atualizado 04/07 10h25
Depois de um dia extenso de negociações, entre manifestante, PRF e CPR X, pela madrugada foi conseguido a liberação da BR 163, mas infelizmente os manifestantes voltaram a bloqueá-la.
Jânio Palleta

Madeireiros encurralados em Trairão

03/07/2013 14h00

Depois de um reunião envolvendo a PRF e lideranças do movimento, ficou delas se reunirem para decidir se liberam ou continua o bloqueio, ressaltando que os motoristas já deram seu ultimato: "ou libera hoje ou vamos abrir nós mesmos"

Está próximo o confronto entre exército e manifestantes

Atualizado 02/07 23h50
Interdição da BR 163 em Trairão

Trairão está sem controle, manifestantes tocaram fogo na ponte e na madeira apreendida e agora estão seguindo rumo a prefeitura ameaçando incendiá-la.
informações de: Jânio Palleta

A cidade está mal representada nesse movimento, pois madeireiros não são bem vistos por organismos oficiais e nem pela  sociedade em geral. E querer livrar a cidade das leis de proteção ambiental é loucura. O mundo inteiro reclama do desmatamento de forma predatória praticado por eles. O movimento tem que ser feito por pessoas que trabalham de acordo com a lei. Não a reboque de pessoas que querem usar um município para defender uma atividade prejudicial ao Brasil e ao seu povo.


foto: Rogerio Cesar
A interdição aconteceu por voltadas 03h00 do dia 01/07 na cidade de Trairão, cerca de 80 km de Itaituba
Informações que chegam de Trairão é que a qualquer momento pode haver confronto entre os manifestantes e caminhoneiros que são impedidos de seguir viagem. O movimento seria liderado por madeireiros que pretendem obrigar o governo a afrouxar a fiscalização contra a exploração ilegal de madeira na região. Uma longa fila se formou dos dois lados do ponto interditado. 
Eles alegam que os órgãos de proteção ambiental estariam agindo de forma arbitrária e cobram a devolução dos equipamentos apreendidos e indenização pelos que foram queimados, além de outras reinvindicações também improváveis como a  diminuição da reserva legal para eles retirarem a madeira. Mas constam também da pauta de reinvindicações ações que beneficiariam toda a região. A retomada das obras de asfaltamento da Santarém-Cuiabá, investimentos em segurança pública com um plano para a região e investimentos na agricultura.
A cidade de Trairão está sofrendo com o movimento, pois a cidade está isolada, já que os caminhões que foram impedidos de trafegar trancam todo o trânsito na BR 163. Não se sabe quantos dias a população daquele município aguentaria ficar sem receber abastecimento.
foto: Rogerio Cesar
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog