sábado, 26 de outubro de 2013

MEC elimina 21 candidatos por postar fotos do Enem em redes sociais

O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) informou que até as 15h deste sábado (26), 21 participantes da prova do Enem haviam sido eliminados por postarem fotos de cartões de resposta da prova em redes sociais.
A aplicação das provas começou às 13h de hoje (horário de Brasília) em todo o país. Esse é o primeiro dia do exame. A outra prova acontece amanhã, no mesmo horário.
Após atraso para o Enem, candidatos choram e até acionam a PM
Ontem, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) prometeu mais rigor contra eventuais vazamentos em redes sociais. No ano passado, 65 inscritos foram eliminados por essa situação.
"Temos um monitoramento eficiente. No ano passado, em questões de minutos identificávamos quando um participante postava uma foto. Vamos manter esse acompanhamento", disse Mercadante.
O sucesso do Enem deste ano é fundamental, na avaliação do governo, para enterrar de vez as críticas à organização do exame, usado hoje na seleção de universidades de todo o país, inclusive todas as federais. O Exame tenta deixar para trás o histórico de problemas.
No passado, a realização do exame já passou por falhas de segurança. Em 2009, a prova foi furtada da gráfica que a imprimia por um funcionário do consórcio Connasel, contratado para aplicar o Enem. O exame foi cancelado e uma nova prova foi aplicada aos inscritos.
Em 2011, alunos do Colégio Christus, no Ceará, receberam, antes do Enem, material com questões que caíram na prova. Elas estavam em um pré-teste do MEC aplicado na escola em 2010 para verificar o nível de dificuldade da prova e, de acordo com a Polícia Federal, foram copiadas.
Reprodução
Fotos da prova do Enem nas redes sociais
Fotos de cartões de resposta do Enem divulgadas nas redes sociais durante a realização da prova neste sábado (26)
PROVA
O Enem 2013 será realizado neste sábado (26) e domingo (27), a partir das 13h (horário de Brasília). O exame é formado por uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia de aplicação do Enem, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia.
No segundo dia, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e meia.
Ao todo, 7,1 milhões pessoas se inscreveram no Enem neste ano --um recorde desde o surgimento do exame, em 1998. A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (30). A prova é utilizada atualmente na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, e certifica conclusão do ensino médio.
Fonte: Folha de S Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog