terça-feira, 22 de abril de 2014

Achado avião desaparecido em Jacareacanga

Os três corpos resgatados do avião da Jotan em Jacareacanga foram transferidos para o IML de Itaituba
28/04
Os familiares foram para o IML logo que chegaram os corpos, à espera da liberação que aconteceu por volta das 23 horas. Durante a madrugada o velório está acontecendo no SESAI e serão no dia de hoje, 28/04, levados para Santarém e Aveiro, onde residem seus familiares. Quanto a morte dos ocupantes do avião concluiu-se que morreram no impacto e não por afogamento como se chegou a imaginar em função do avião estar submerso em água e lama. Ainda estão presos nos destroços do avião os corpos do motorista Ari Lima e do piloto Luiz Feltrin.

IMG_20140427_200135iml itbiml
27/04
Por volta das 19h20 chegaram a Itaituba os corpos de vítimas do avião da Jotan, as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, que estavam dentro da aeronave e foram regatados hoje. As três mulheres são as primeiras a serem encaminhadas para Itaituba. A família agora aguarda pela identificação e liberação para que possam fazer o enterro de seus entes queridos. Na frente do IML de Itaituba houve reclamações de integrantes dos meios de comunicação pela falta de informações e o tratamento dispensado a eles. O caso chamou a atenção de todo o Brasil e merecemos ficar a par dos fatos. E não foram poucas as informações equivocadas nesse caso, logo pois a imprensa estava tendo que se basear em informações extra oficiais por falta de divulgação oficial do que estava acontecendo no resgate.
≤≥ blog RPI//rota policial de Itaituba

26/04/2014
Neste sábado devido ao mau tempo as operações de resgate dos corpos do avião da Jotan foi prejudica e, apesar de já haver sido encontrados alguns corpos, nenhum foi retirado, de acordo com informações divulgadas à imprensa. Amanhã haverá prosseguimento na operação que está enfrentando dificuldade no resgate devido os corpos estarem presos na fuselagem da  aeronave que está submersa e cheia de agua e lama. E equipe não teria o aparato adequado para fazer o resgate mais rapidamente


24/04

Resgate dos corpos das vítimas do avião da Jotan iniciou pela manhã

Segundo informações de membros da equipe de resgate nenhum corpo foi resgatado no dia de hoje. E a foto abaixo amplamente divulgada como de retirada de um corpo trata-se de condução de material, segundo o repórter Mauro Torres, para os trabalhos de resgate na tragédia do avião da Jotan

O trabalho de remoção dos corpos das vítimas do acidente com o avião bimotor em Jacareacanga começou por volta das 6h da manhã desta quinta-feira (24) nas proximidades do município.

A equipe de remoção e proteção da área é composta por militares, voluntários da Defesa Civil, bombeiros e técnicos do Distrito Sanitário da cidade, além de alguns moradores da localidade. O trabalho deve ser concluído ao longo do dia.

A área onde estão os corpos e destroços fica a mais de 20 km de Jacareacanga e para chegar até lá é necessário percorrer o trecho de carro e mais uma hora e meia de caminhada pela mata.

O avião bimotor estava desaparecido desde o dia 18 de março, quando decolou de Itaituba rumo a Jacareacanga. A aeronave transportava profissionais da saúde que iam para uma aldeia indígena. Cinco pessoas estavam a bordo: as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima, além do piloto Luiz Feltrin. Nenhum deles sobreviveu.

(DOL com informações de Pedro Filho/Jacareacanga)

23/04
Agência Brasil
De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), um garimpeiro informou ter encontrado os destroços de um avião a 10 milhas (1 milha equivale a 1.609 metros) do centro de Jacareacanga. Três militares da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhados de policiais militares, chegaram até o local indicado no início da noite e identificaram a aeronave.
Devido à falta de luminosidade, os militares não entraram no equipamento para verificar se há pessoas dentro dele. Equipes da FAB se deslocaram para o local hoje (23).

(foto divulgada por redes sociais que seria do avião da Jotan)
Foi achado por volta das 17h desta terça-feira (22) o avião que havia desaparecido no município de Jacareacanga, sudoeste do Estado, há mais de um mês. A aeronave foi achada a cerca de 24 km da cidade, em uma área de mata fechada. Não há sobreviventes.

O bimotor desapareceu no último dia 18 de março, após decolar do município de Itaituba, por volta das 11h40. Pouco mais de uma hora de voo ele desapareceu.

DOL


A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou na noite desta terça-feira (22) que o avião bimotor Beechcraf Baron desaparecido desde o dia 18 de março foi encontrado em um local de difícil acesso, próximo ao munícipio de Jacareacanga, no sudoeste do Para. Devido às baixas condições de visibilidade, as equipes de busca da FAB só vão retornar ao local na manhã desta quarta-feira (23) para concluir a operação de resgate. Ainda não há informação a respeito das vítimas.
<>

Do ORM NEWS
O delegado de Jacareacanga Lucivelton Santos, em contato via telefone coma a reportagem do ORM News, confirmou que foi encontrado o bimotor que estava desaparecido desde o dia 18 de março no Pará. A aeronave foi vista por um garimpeiro na comunidade de Jaburu, a cerca de 15 quilômetros do centro do município.

Homens da Força Aérea Brasileira (FAB), Exército e Corpo de Bombeiros, foram levados até o local, mas até então, não foram encontrados corpos ou sobreviventes. As buscas e a perícia devem iniciar efetivamente na manhã desta quarta-feira (23), quando será montada uma operação. "Como se trata de uma área de difícil acesso, é praticamente impossível alguém chegar lá sem orientação. Pela manhã isolaremos a área para impedir que curiosos entrem, já que é necessário fazer todos os levantamentos de investigação sobre a queda", explicou o delegado.
O avião foi encontrado com uma parte enterrada ao chão, o que demonstra que ele tenha caído de bico. "Pela forma como o avião está, aparentemente ninguém sobreviveu à queda", complementou o delegado.

3 comentários:

  1. Conheço bem este trecho só não entendo a dificuldade de encontrar o avião, a transamazônica liga estre trecho entre Itaituba a Jacaréacanga, Rio Tapajós passa tambem ligando as duas cidades, existe tambem varios igarapés navegaveis como Igarapé, do Flexal, Pinto, preto e outros de menores porte e os garimpeiros conhece tudo isto como a palma da mão sera que não houve um certo interesse, sei la EU.

    ResponderExcluir
  2. É de se imaginar como é que a FAB repleta de recursos de modo geral não conseguiu localizar Este Bimotor a tempo , A FAB em momento algum se dispôs a enviar equipes
    Por terra próximo ao local onde a aeronave supostamente tivesse caído ,A FAB possui
    grandes experiência em resgates e buscas em aviões perdidos na Amazônia desde a época dos seus catalinas e C-47 bem como os Bandeirantes ( C – 95) então como é que agora em um mundo altamente tecnológico repletas de recursos a FAB Não Previu esta Hipótese de enviar uma equipe a pé para tentar elucidar infelizmente este caso, foi necessário surgir a presença de um abençoado Garimpeiro sem recursos algum para se chegar até o Bimotor desaparecido, num percurso pequeno ( entre Itaituba e Jacareacanga) onde ocorreu o sinistro do avião. Mas como muita coisa que ocorre neste país somente iremos saber os resultados de tudo inclusive as “incansáveis buscas “ da FAB quando eles quiserem e como quiserem!

    ResponderExcluir
  3. Lamentável essa tragédia acontecida no Pará... Que Deus possa acolher esses espíritos em seus braços e dar-lhes a paz e entendimento.

    A demora ao encontrar o avião, creio que houve um descaso geral por parte das autoridades enolvidas no proceso.

    ResponderExcluir

colabore: envie seu comentario para o blog