sábado, 4 de outubro de 2014

Eleição no Pará será decidida no segundo turno, aponta Ibope

Da Folha de S Paulo
A eleição para o governo do Pará será decidida no segundo turno, aponta pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado (4).
Segundo o instituto, Helder Barbalho (PMDB) e o atual governador, Simão Jatene (PSDB), estão tecnicamente empatados.
Barbalho aparece com 42% das intenções de voto, ante 41% de Jatene. Marco Carrera (PSOL) tem 2%, e Zé Carlos (PV), Elton Braga (PRTB) e Marco Antonio (PCB) têm 1% cada.
Brancos e nulos somaram 6%, e 5% não souberam ou não responderam. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
 
O resultado mostra crescimento de Barbalho, que na última pesquisa, realizada no dia 13 de setembro, teve 38% das intenções de voto. Jatene, no período, oscilou de 42% para 41%, dentro da margem de erro.
O equilíbrio entre os dois candidatos apareceu em todas as pesquisas realizadas pelo Ibope ao longo da campanha.
Na simulação do segundo turno, o empate, o empate persiste. Barbalho tem 43% das intenções de voto, ante 40% de Jatene. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de outubro, com 812 eleitores do Estado.
Nas últimas semanas, os dois candidatos subiram o tom na campanha, trocando acusações em debates e na propaganda eleitoral. Jatene busca seu terceiro mandato como governador do Pará. Barbalho, que é filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e ex-prefeito de Ananindeua, disputa sua primeira eleição majoritária no Estado.
A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01012/2014.
 
 
 
 
O Diário do Pará divulgou pesquisa com números parecidos.
 
Na reta final das Eleições 2014, o Ibope confirma o favoritismo do candidato Helder Barbalho, da coligação “Todos pelo Pará”. Segundo a pesquisa o candidato do PMDB está com 48% das intenções de votos para o governo do Pará. Em segundo lugar aparece Simão Jatene (PSDB) com 46%.
Em terceiro lugar estão Zé Carlos (PV) e Marco Carrera (PSOL) com 2% dos votos. Seguido por Elton Braga (PRTB) – 1% e Marco Antônio (PCB) – 1%. O candidato do PCB teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos.
(Foto: Arte/DOL)
A pesquisa do Ibope foi encomendada pela TV Liberal e realizada entre os dias 1º e 3 de outubro. Ao todo 812 eleitores foram ouvidos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com número PA-00043/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo BR-01012/2014.
A pesquisa simulou ainda a intenção de votos para o segundo turno, onde aponta o candidato Helder Barbalho como governador do Estado com 43% dos votos. O candidato tucano teria 40%. Já os nulos e brancos seriam 4% e que não sabem ou não responderam 12%.
(Foto: Arte/DOL)
Presidência
Para Presidente da República, a pesquisa aponta Dilma (PT) com 50% das intenções de voto. Seguida por Marina Silva (PSB)  com 23% e Aécio Neves (PSDB) - 14%. Luciana Genro (PSOL) e o Pastor Everaldo (PSC) estão com 1%. Já outros e branco/nulo são 2%. Os que não sabem ou não respondeu ocupam 7%.
(DOL)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

colabore: envie seu comentario para o blog